sábado, 8 de dezembro de 2012

Existe liberdade de escolha?

"Toos somos livres para dançar  para se divertir, do mesmo modo que, desde  a neutralização  historica da religião, são livres são livres para  entrar em qualquer  uma das inúmeras seitas. Mas a liberdade de escolha da ideologia que reflete sempre a  coerção econômica, revela-se em todos os setores como a liberdade de escolher o que é sempre a mesma coisa".
    Na realidade só escolhe o que já foi planejado para ser escolhido, em função dos interesses do poder ou do dinheiro.


    Marilyn Monroe, , artista que se tornou   mito nos Estados Unidos, foi apresentada como a mulher ideal, realizada,feliz, e artista perfeita.Embora admirada por muitos, homens e mulheres,no mundo tornou -se uma viciada em drogas e acabou suicidando- se. Sua figura,seu comportamento,tudo nela fora programado por especialistas para que  ela fosse  realmente um ídolo na sociedade..Ela não se realizou como indivíduo livre, dona de seus atoos e suas escolhas Assumiu  as máscara  todos  que foram programadas para ela. A figura do mito que se multiplicou por todo o mundo- uma figura estereotipada com objetivos comerciais..
     Como teria sido  aquela menina simples, aparentemente igual a  todas outras menina?
     Nunca se realizou; foi substituida pela figura  artificial  criada para o consumo.

         Cada pessoa tem sua individualidade, seu eu. Individualidade é o carater de cada um, compõe-se de tudo que  distingue um ser dos outros:caracteríscas partculares, comportamento pessoal etc
A participação dos indivíduos na sociedade se dá quando o cidadão coloca sua individualidade a serviço da comunidade, agindo com liberdade para ajudar, orientar construir. Essa atividade livre do indivíduo é também o melhor caminho para ele realizar-se como pessoa.

   Na sociedade de consumo onde o poder e a ganância do lucro fácil  a tudo dirigem, o que importa é a massificação dos cidadões;todos devem ter os mesmos comportamentosos, mesmos desejos, e os mesmos "sonhos"- aqueles comportamentos, desejos e sonhos divulgados pelos meios de comunicação de massa (tevê, rádio, jornal ). Há, na sociedade de consumo, espaço para ação livre dos indivíduos?Ou indivíduos tem orportunidades para contribuir, mudar  construir?

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário