domingo, 2 de dezembro de 2012

Materialismo ou cientificismo



A ciência  é a única forma de saber possível.O espírito humano evoluirá  e a Civilização, abandonando as religiões e os mitos ,será guiada pela  Ciência. ( Augusto Comte)






   "Quabdo Augusro Comte , fundador do Positivismo explica a evolução da humanidade em  três estágios: fetichismo,politeísmo, e monoteísmo, metaffico e positivo, define a maturidade de espírito humano pelo abandono de todas  as formas míticas e religiosas.Com isso privilegia o fato positivo, o fato objetivo, que pode ser medido e controlado pela experimentação.
     Essa posição opõe radicamente o mito à razão, ao mesmo tempo que inferioriza o mito como
tentetiva  fracassada de explicação da realidade. Ao criticar o mito o Positivismo se mostra reducionista, empobrecendo as possíbilidades de abordagem do mundo abertas ao homem.A Ciência é necessária mas não é a única interpretação válida do real, nem é suficiente. Quando exalta faz nascer o mito do cientificismo: a crença da ciência como única forma de saber possível é geradora de outros mitos também prejudiciais, como o do progresso., cujo fruto mais amargoé a tecncracia , e o da objetividade e neutralidade cientifica. Contrairando o Positivismo, precisamos recuperar o mito


hoje em sua importância como forma fundamental de todo viver humano.Ele é a primeira leitura do
mundo, e o advento de outras abordagens do real não  retira do homem aquilo que constitui a raiz da sua inteligibilidade. O mito é o ponto de partida para compreenção"

  (Maria Lúcia Arruda

   Conforme a teoria de Comte em épocas primitivaso homem era polieísta, depois evoluiu e tornou-se monoteísta. Mas com o progresso da Ciência, há de ingressar na fase da evoluçao, a Positiva onde eixará todos os mitos e todas as religiões, sendo guiado  apenas pela experimentação e pela Ciência.
      O  Mito nada explica: A Razão é que representa o caminho objetivo  , racinal onde as ciências é que apontam as verdades..  Eliminam tudo que é espiritual, tudo que estaria além da inteligência.rahaSão as correntes materialistas do pensamento e o cientificismo, que transforma a Ciência num novo mito..

Apesar da opinião de Comte, cientistas, filósofos e sábios, como Platão, Aritósteles,Kant, Descartes,
Abraham Lincoln, Albert einstein, Albert Sabin e mutos outros, sempre acreditaram em Deus. e atribuem grande valr aos mitos, às religiões,  embora não possam explicar pela Ciência os fatos e as idéias transcendentes, Einstein escreveu: 'A imaginaçao é mais importante  que o conhecimento". "A  coisa  mais bonita que podemos experimentar é o misterioso.
     
















































   Maria Lúcia de Arruda Aranha

    Conforme Comte  em épocas primitivas o homem era políteista, depois evului e tornou se monoteísta,Mas , com o progresso da Ciência, o homem há de ingrassar na terceira fase da evolução
a positiva, onde deixará todos os mitos e todas as religiões, sendo guiado apenas pela experimentação e pela Ciência
    Temos o conflito entre Mito e a Razão O Mito nada explica, Assim pensam  os positivistas, que, na realidade, elimina tudo que é espiritual, tudo que estaria ligado além da inteligência. Como o positivismo, temos então , as corremtes materialistas do pensamento  e o cientificismo, que transforma  a Ciência num novo mito...

       


   Deus e o Universo se identificam. tudo é Natureza




   "O panteísmo é a doutrina que afirma a identidade sub



























    Apesar  da opinião de  Conte inuméros  cientistas, filósofos, e sábios, como Platão,Aristóteles, Kant, Descartes, Roger, Bacon, Abraham Lincoln, Albert Einstein, Albert Sabim,  e muitos outros acreditam em Deus.
    Muitos cientistas adimitem a exixtência de Deus e atuibuem grande valor aos mitos, às religiões, embora não possa explicar pela pura  Ciência os fatos e as idéias transcendentes. Einstein, por exemplo escreveu: "A imaginação é mais importante do que o conhecimento" "A ccoisa mais bonita que podemos experimentar é o misterioso.


























































Nenhum comentário:

Postar um comentário