segunda-feira, 31 de dezembro de 2012
Investimento na educação de qualidade
Brasileiros voltam a discutir se vale o Estado gastar ou investir mais na educação ou não
A questão é se esse aumento gradual de investimento na educação equivaleria a uma melhor qualidade ensino e geraria ,por tabela,uma população mais bem informada A equação não é bem simples De uns tempos para cá, o ensino públlico inverteu a mão.Apostou mais em qualidade e estudantes atendidos e deixou de lado a qualidade do aprendizado.O iíndice e repetência dos alunos nesse âmbito cresceu vertiginosamente, como também a evasão escolar. Custou mais ao estado patrocinar a retomada da educação para esses estudantes do que a despesa necessária para o apromoramento de técnicas didáticas de ensino e para a qualificação do corpo docente. No caso valeria a máxima de que prevenir sairia muito menos dispendioso, e mais vantajoso, do que remediar E esse é apenas um dos aspectos que ilustram a complexidade do tema.
O desafio de transformar investimento em aprendizado passa necessáriamente pela gestão eficiente dos recursos.O Plano Nacional da Educação qu foi reverenciado pela Câmara e vai ainda em votação pelo plenário, põe em lados opostos os devensores de melhoria nas verbas e os que pregam a reorientação disciplinada dos recursos já disponibilizados.. Mantega, disse que um gasto de 10% do PIB com a educação "quebra o país'. O PNE propõe ações bem mais amplas que o mero reforço orçamentário. Trata-se da ampliação de vagas nas creches, equiparação salarial dos professores à de outros profissionais diplomados, erradicação do analfabetismo e adoção do ensino integral em metede da rede de escolas públicas. Todas essas medidas fundamentais. A princípio, ninguém em sã consciência pode ser contra o infestimento na educação, mas é preciso olhar com muito critério a destinação e o retorno que esse dinheiro terá, para que o plano não vire um mero cabo eleitoral de políticos oportunistas loucos por verbas adicionais para desviar.
Carlos José Marques (istoé)
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