segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Os que crêem



  "As grandes religiões têm como denominador comum a criação de uma visão sobrenatural do mundo.Baseado na fé, o homem religioso acredita que o universo  tem sua origem em Deus, e que o homem tende-se a reunir-se ao Ser Supremo. Historicamente, as religiões surgiram  talvez, da necessidade que o homem primitivo sentia de encontrar explicações para os fenômenos da natureza e suas próprias expêriencias. Na imcapacidade de  explicar racionalmente tais fenômenos e experiências, o homem primitivo atribuí--os, então, a seres sobrenaturais (espíritos, forças ocultas, defuntos) os quais deviam ser revenciados e aplacados, a fim de afastar os males e atrair favores.Essa explicação  pragmática de origem das religiões  é completada pelos teólogos com a afirmação de que existe no homem  uma tendência para sentir-se inferior e procurar rafúgio em um ser superior.  A caracterísca essencial da maioria das crenças religiosas é o conteúdo normativo de seus mandamentos sempre diz respeito à conduta do homem em face dos seus semalhantes, o que demonstra a natureza nitidamente social das religiões.
      A religião cristã,  que se fundamenta nos ensinamentos de Jesus Cristo, é a que conta atualmente com o maior número de fiéis.De origem judaica, Cristo,  pregou a humildade e o amor ao próximo. Por haver combatido sem tréguas a hipocrisia  dos fariseus foi condenado  a morte na cruz. Mas seus ensinamentos, que se encontram magistralmente compilados no Novo Testamento, conquistaram praticamente todos os povos do mundo ocidental, começar pelos dominados romanos"(Enciclopédia Barsa)

    A idéia fundamental das doutrinas religiosas sobre Deus é a de que o universo tem sua origem em Deus. O que existe não poderia ser obra do acaso, mas de uma inteligência superior, que seria a CAUSA PRIMEIRA DE TUDO..

    O texto levanta a hipótese de que as religiões teriam surgido da imcapacidade de o homem primitivo explicar o univreso.
     Todas as crenças, segundo o texto, estabelecem  normas para a conduta do homem em face de seus semelhantes--esse é o carater social das religiões.
       Cristo pregava a humildade e o anor ao próximo, mas foi morto "por haver combatido sem tréguas a hipocrisia dos fariseus e a opressão que os poderosos exerciam sobre os mais fracos e pela pregação mística.".



















Nenhum comentário:

Postar um comentário