terça-feira, 30 de outubro de 2012

A dialética do olhar feminino-

  


    Sempre pensei gostar de Machado de Asis. Hoje compreedo que só consequi amá- lo depois dos trinta.Como apreciar um artista  desse porte sem antes passar por experiências que só a idade nos traz? Porém, se adquiir condicões de entendê lo- foi para mim motivo de grande  vaidade e júbilo,não deixou de ser também um tormento contínuoe correosivo.Com ele aprendi o hábito de investigar as pessoas antes de aceit-a -las.A sus mania de dissecar os gestos para entender a alma contaminou para sempre o ritimo de minha percepção  Assim se deu com o olhar  das pessoasDe tanto lê- lo e interpretá -lo, acabei tornando um exímo leitor de  olhares.Isso é bom porque faculta o íntimo das pessoas a preço módico, ma afastou de mim muitas namoradas e duas noivas.
      Durante o beijo, acostumei -me a abrir bem os olhos, espiando a expressão,examinando o brilho que tinam os olhos ou a expressão de seu volteios. Isso ravelava -me sempre um bom motivo para que eu me distanciasse das mulheres que  beijava.Concluí muitas coisas: uma não me amava, porque seus olhos se tornavam mortiços; outra era luxuriosa em excesso, por causa de chispas de lascívia;
uma terceira desgostou- me por demasia de sentimentalismo,pois chora em seguida.Nenhuma , porém, foi tão expressiva como Teresa.Após o beijo, mirei bem os seus olhos:lá estava a felicidade  da ganância, porque o beijo foi duradouro e ela sabia da minha fortuna.Julgou decerto que o beijo  fosse uma ponte para o casamento.Que olhar revelador! Exalava o exato calculismo da felicidade casamenteira. As pupilas saltavam de tanto brilho e ambição. Examinei- as bem e invoquei  a perícia do meu mestre em decifração de olhares. Efetvamente,estava tudo ali: Teresa era interesseira. A liminosidade segura de seu olhar indicava o êxtase de  quem tira a sorte grande. O seu impulso julgava- me uma presa indefesa, o que certamente a  desarmou para a hipótese de eu ser um aprendiz na decifração do olhar. Mas a vida tem dessas coisa.Desprezei as evidências do olhar e casei- me  com Teresa Hoje, amargo minha incúria de mau dsicípulo:ela me domina,possui minha fortuna e, o que é pior, cortou pela metade  minha experiência com os olhares femininos.


      (Ivan Teixeira)










Nenhum comentário:

Postar um comentário