quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Ler , escrever e pensar



    Saber escrever pressupõe,antes de mais nada,saber ler e pensar.
    O pensamento é expresso por palavras,registradas na escrita ,que por sua vez é interpretada pela leitura Como essas atividades estão intimamente relacionadas, podemos concluir que não pensa (ou pensa mal) não escreve (ou esc.reve mal) e quem não lê (ou lê mal) nao escreve (ou escreve mal)
    Você já observou que, apesar do excepcional poder dos meios eletrônicos de comunicação de massa, não há notícia de que o número de publicações impresas tenha diminuido? A cada dia publica-se mais e mais livros, jornais e revistas.Isso porque a leitura da palavra escrita ainda é uma das formas mais ricas de informação, já que grande  parte do conhecimento nos é  apresentado em imagem escrita.É lendo, portanto que chegamos ao conhecimento de outros ramos do saber.
     A leitura não só nos ensina os mecansmos da língua  escrita mas também é fonte inesgotável de idéias que nos ajudarão na tarefa de escrever."Os nossos conheciments são os germes de nossas produções", afirma  o naturalista e escritor Buffion.
     Ler, portanto, é fundamental para escrever. Mas , como já dissemos, não basta ler, é preciso entender o que lê ,ir além do simples reconhecmento do significado das palavras que aparecem no texto.É necessário,também, compreender o sentido da organização das  frases num determinado texto para que se alcance uma das finalidades da leitura: a compreensão das idéias,que se  dará a partir da compreensão dos recursos utilizados pelo autor na elaboração do texto.É bom lembrar que não podemos separar a compreensão da idéia da compreensão dos recursos porque estes são o suporte daquela:somente compreendemos uma idéia porque ela fou expressa  de uma determinada maneira e não de outra.

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