sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Um mundo de conteúdos estranhos



     O quadro humorístico de Claudius é muito significativo Destaca um sério problema da educação brasileira: o ensino livresco e dispersivo em nossas escolas.
      Desde os primeiros anos,os professores colocam na cabeça dos alunos que a única sabedoria é a dos livros.Toda as aulas. todas as terefas escolses são permanentemente voltadas para uma enchente de informações prontas que o aluno deve engolir.Não dá tempo nem espaço para a ação indivudual,para a procura do saber, para a ação prática, para o processo de aprendizagem  As autoridades têm medo do que aconteceria com as crianças e os jovens se agissem com liberdade, buscando por si mesmos  as informações.É claro que seria autènticos criativos, inovadores.Mas os poderosos os desejam passivos,sempre esperando as coisas já mastigadas e preparadas para conservá-los na dominação.
        À sabedoria dos livros e das escolas devemos juntar a sabedoria da vida e da iniciativa individual. Quando isso acontecer o quadro de Claudius perderá sua razão de ser,pois as crianças e os jovens não terão que seguir uma única estrada, essa de nossa escola,um mundo artificial de matérias,de programas impostos,de direções contraditórias , de desorientaçao, de supressão de liberdade individual,de ausência de participação prática.
    O ser humano só se  realiza plenamente quando convive com o que ele conuisou por si mesmo, pela sua reflexão, pela busca, pela ação.O diploma universitário,apenas ele, será insuficiente para nós, especialmente quando signiica apenas o  término de um curso livresco, a memorização do que nos impingiram.



    Carmem , Lourival e Clarice

Nenhum comentário:

Postar um comentário