terça-feira, 16 de outubro de 2012

Os olhos_ janelas abertas para a mente

que

    "Els sorria fulgidamente. No seu olhar não vi o brilho e a força de seus dezesseis anos. Vi uma borboleta de ouro,com os olhos de diamante,esvoaçando lá dentro de seu cérebro."

      Divicilmente poderíamos compreender o relacionamento entre os homens,sem o olhar. O olhar revela tudo:inteligência, sentimentos, idéias, emoções.A própria palavra tão rica em si mesma,perde sua força maior quando,na fala,não temos o olhar que a secunda.
     Já Aristóteles resaltava a primazia da  visão sobre os demais sentidos, tanto na aquisição  de conhecimentos do mundo exterior, como na interação com o próximo.O mesmo enfatiza Descartes e muitos outros filósofos.Os psicólogos- que são os especialistas no comportamento humano-investigam sempre o olhar de seus pacientes,pois sabem muito bem que as intenções, desejos,fantasias e frustrações estão nos olhos.
      Na vida diária,não é preciso ser filósofo ou psicólogo paoa reconhecer nos olhos as intenções das pessoas com as quais convivemos.Os olhos torna-se brilhantes para expressar inteligência,poder, mando,determinação,satisfação intensa...variando o brilho para cada manifestação. Ficam semicerrados ou opacos, quando a pessoa está frustrada,amedrontada ...,variando a semi-abertura e a opacidade de acordo cm o estado emocional. É claro que há o olhar da pessoa sincera amiga,que se parece com o olhar aberto e transparente da criança.Como há o olhar do hipócrita do dissimulado,que nunca é direto ou nunca tem um brilho devinido de fácil interpretação.
       Os amantes gostam de fitar-se bem de perto,dentro dos olhos,porque através deles ,fundem seus corpos e suas almas-seu desejo maior.Os políticos têm um olhar falso e volúvel pois precisam aliciar seus ouvintes,acenando ao mesmo tempo com o que satisfaça os mais  desencontrados interesses dos eleitores.Os tiranos  têm um brilho perverso no olhar, porque seus coraçoes estão cheios de ódio contra a humanidade.
     O olhar é espelho da alma .Só deixará de ser quando a alma libertar-se do corpo e ...do olhos, e voar para outras paragens,onde o relacionamento humano não careça de espelho para realizar-se.



       Abílio Cabral


















Nenhum comentário:

Postar um comentário