sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A difícil escolha da profissão

   


   A escolha de uma profissão ou carreira deve ser fruto de  um processo de amadurecimento da mente de um jovem , em função de suas experièncias de vida e das informações que recebe da sociedade, da família, e da escola. Esse amadurecimento há de ocorrer ao longo dos anos da vida escolar, desde o ensino fundamental até o momento de inscrição no vestibular.
      É claro que há muitas razões e muitas circunstãncias que influem na tomada de uma decisão final.Em primeiro lugar, a vocação, o gosto, as habilidades pessoais para determinada profissão. Mas não pode ser  a única razão. É necessário consultar também o mercado de trabalho.Nem toda as profissões darão ao profissional meios dignos de subsistência; necessário é que a sociedaade precise  daquela profissional e o renumere adequadamente. Houve éooca que ser professor era uma perspectiva  promissora de vida. ; hoje, um professor ganha menos que uma empregada domestica e nem a sociedade e nen os governos importam -se com isso. Ser psicólogo é fascinante: mas onde encontrarão emprego os milhares  psicólogos formados todos  os anos? E os arquitetos? O brasileiro, quando manda construir sua casa (os poucos que podem), pensa nos servirsos de um arquiteto?
    Depois há as dificuldades.De que adianta o estudante pobre   chegar a uma correta decisão , se depois ele encontrará, nos vestibulares, uma barreira intransponível, onde será marginalizado, porque os estudantes ricos serão os escolhidos?
    Para agravar a situação,a universidade, indiferente aos problemas, nos vem dizer que sua função é "zelar pela qualidade do seu ensino", e por isso, "rejeitará todos os que não  tiverem o perfil que ela deseja"... Resultado: somos obrigados a optar às escuras e correr o risco de fazer como fazem os 50% dos que ingressam na universidade: desistir, por descobrirem que nao era aquela a profissão que desejavam.
      Solução para o problema? Não há..Haverá quando nos tornarmos um país de Primeiro Mundo. Até  lá , salve -se  quem puder..

    Gilson  Amabile

Nenhum comentário:

Postar um comentário