quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Como os pais pode ajudar na aprendizagem dos filhos




    Os pais zelesos costumam fazer grandes esforços  para educação dos filhos.Há poucas áreas da vida de uma pessoa que não  são direta  e positivamente influenciadas pela sua educação.
     Estudo aumenta a renda, reduz a criminalidade e a desiguidade de renda, tem impactos positivos sobre a saúde e diminui até o risco  de vitimização pela violência urbana..Muitos pais, porém concentram  seus esforças  no lugar errado: procuram escolas caras, e tecnológicamente avnçadas, e entopem seus filhos de atividades extracurriculares. A pesquisa empírica, ainda que esteja longe de poder prescrever um mapa completo de tudo aquilo que os pais podem fazer para que seus filhos  cheguem a Harvard, já identifica uma série de fatores importantes para o sucesso acadêmico das crianças.
      As pesquisas revelam que o fator mais importante para  o aprendizado  das crianças é o nível educasional dos pais. A escolarização dos pais  é mais importante do que a dos professores e do que qualquer outra variável ligada à educação, inclusive a renda dos pais.Não é que a renda nõa seja  importante. Mas a escolaridade é mais.
          Nascido o filho não há comprovação que os método de aceleração de desenvolvimento cognitivo para o bebês, tenham qualquer impacto.Alguns como a linha  de produtos Baby Einstein,  foram identificados  como tendo inclusive  uma relação negativa om o desenvolvimento vocabular. A pesquisa mostra que não há correlação do QI de uma criança em idade pre-escolar com seu desenvolmento futuro (a relação só começa a aparecer lá pelos 8 a 9 anos) de forma que não há razão para desespero se o seu filho não estiver fazendo cálculo infinitesimal antes de abandonar as fraldas.
             Não há impactos positivos para os bebês que frequentam  creches. Há sim significativos e bastate relevantes para as crianças que freguentam a pré-escola.Quem puder colocar o filho na pré-escola estará dando  um importante empurrão ao seu desenvolvimento, que perdura a vida toda.              Finda   .a pré-escola, os pais que tem a sorte de colocar seus filhos em escolas particulares depara com a decisão que parece que parece ser definitiva: em que escola matricular? A boa noticia é que essa decisão é bem menos importante do que parece. A má é que o trabalho dos pais não termina depois dessa decisão. A pesquisa mostra que  aquilo que acontece dentro de casa é mais importante  do que a escolha da escola..Um estudo decompôs a diferença de performance entre escolas públicas e particulares no  Saeb, teste educasiona do MEC, e encontrou os segintes resultados  brutos, a escola particular tem desepenho 50% acima da pública. Porém quando inserimos  na equação o nível  de renda  dos pais dos alunos, essa diferença cai para 16%.Dois tercos da diferença  entre escolas públicas  e privadas se devem, portanto, não a fatores da escola, mas do aluno.Isso  não quer dizer que a escola não importa obviamente.Ela importa e muito.
        Alunos que leem mais têm desepenho melhor, importando pouco o que leem: a correlação é observada para livros e revistas.. Alunos que tiveram pais que leram para eles na tenra infância têm melhor desepenho.
    Ioschpe gustavo















Nenhum comentário:

Postar um comentário