quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Problemática ambiental


   No final do século XX, os seres humanos parecem ter despertado para a ploblemática ambiental. O grande número de Organizações não governamentais (ONG"s) dispostas a cuidar do meio ambiente, os documentos encados as mudanças climáticas, as campanhas internacionais contra o desperdicio e a omissão de gases poluentes....Tudo isso ganhou espaço nas rodas de discussão, de escolas primárias a grandes corporação empressariais.



   Grande parte desses esforços para a proteção ambiental basea-se na conscientização da sociedade de que todos dependem de um planeta saudavel para viver bem. Apelando para racionalidade, as pessoas acreditam que poderão salvar a natureza. Acabam se esquecendo de que o meio ambiente emana vida, e,como tudo aquilo que é vivo não sobrevive de propostas baseadas em estatiscas comprovadas por longos estudos cientificos; ele também necessita de cuidados emocionais.
        A tradicional educação ambiental que busca apenas passar imformações sobre o funcionamento da dinâmica dos ecossistemas e ensinar o que bom ou ruim para o meio ambiente ainda não consequiu incorporar ao seu trabalho essa emoção. Falta aos tradicionaistas incutir na populaçao a idéia  de que ela também é parte da natureza e cuidar do planeta é apenas uma questão de subrevivência
         A soceidade precisa acrescentar ao seu" despertar"ações que demonstram carinho pela natureza. Trasformar atos simples como plantar´`arvores em grupo, reciclar lixo  doméstico, economizar àgua e energia elétrica, utilazar transportes coleivos, cobrar dos governantes fiscalização para  a extração de recursos naturais em atividades prazerosas ao invés de obrigatórias contribui  de maneira mais eficaz para a preservação do meio ambiente que feliz retribuirá da melhor maneira possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário