quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Sou negro

      Sou negro
      Meus avós foram queimados
      pelo sol da África
      minha alma recebeu o batismo dos tambores
      atabaques,gonguês e agogôs

      Contaram- me que meus avós
      vieram de Loanda
      como mercadoria de baixo preço
      plantaram cana pro senhor do engenho novo
      e fundaram o primeiro Maracatu
  
           Depois meu avô brigou como um danado
           nas terras de Zumbi
           Era valente como o quê
           Na capoeira ou na faca
           escreveu não leu
           o pau comeu
           Não foi um pai João
           humilde e manso

           Mesmo vovó
           não foi de brincadeira
           Na guerra dos Malês
           ela se destacou

           Na minha alma ficou
           o samba
           o batuque
           o bamboleio
           e o desejo de libertação...

     Solano Trindade




           e o desejo de libertação...
          





Nenhum comentário:

Postar um comentário