terça-feira, 27 de novembro de 2012

Educação protege o meio ambiente

       Neste ensaio, não ataco, não catequizo.Pergunto e tento responder com o melhor que a ciência tem a oferecer.Talvez o assunto do aquecimento global seja controvertido.Mas há evidência sólida de que o meio ambiente está sendo estragado a um ritmo alarmante, Os recursos naturais são escassos e a voracidade no seu uso só tende a crescer.A conta egológica não fecha.Tampouco se sustenta a dicotomia entre os ecoirresponsáveis e os ecobobos--esses últimos, com sua romântica tirania de que é preciso preservar tudo.O  Caminho do Meio ´e aprender a usar a natureza com parcimônia e inteligência. E o papel da escola nisso tudo? No caso falamos de escolaridade,pois é o que se pode medir.Que fique claro, escola não faz mágica. A União Soviética cometeu incontáveis barbaridades contra o meio ambiente (secar o  Mar de Aral). apesar de ser na época una  das nações  mais escolarizada do mundo.
         Ir à escola traz consequências de dois tipos:cognitivas e afeivas.  ou seja no entedimentos e nos valores. Não parece ser possível usar os recursos naturais com juíso  sem entender os processos e ciclos biológicos.Apenas demografia rala e tecnologia impotente permitiram a povos primitivos não danificar a natureza.Nossos índios praticam  a coivara.Equilíbrios são delicados. Uma mexidinha aqui estraga algo acolá.Por que as abelhas estão sumindo? E os sapos e as rãs? Os passáros migratórios escassearam eis a razão:o homem matou os lobos e, com isso, a população de veados cresceu, deixando sem comida os passarinhos E por aí a afora.
        Sem pesquisa séria não compreendemos os ciclos da natureza e seus acidentes.E, sem  ensino de qualidade para todos, a sociedade não entende as explicações dos cientistas. Sem escola, o entendimento só atinge onde a vista alcança, em assuntos em que muitos problemas não são visíveis a olho nu, como o aquecimento global .Se eu destruo infinitesimamente,, nada acontece, mas ,se todos destroem  o seu , infinitésimo,  o somatório é a catástrofe ecológica.As consequêcas da educação sobre os valores, atitudes, aspirações, e hábitos  são potentes..Quem tem mais escolaridade valoriza mais o futuro, pensa mais no filho. no neto e no mundo que deixará para eles.Avaliam melhor seus governantes e votam naqueles mais comprometidos com o interesse coletivo.Também aumenta com a escolaridade a intolerância para o ilícito.O descumprimento da lei ocorre com mis frequência entre os menos educados..
      Há muito a ser feito para mitigar os impactos e um uso desmedido da naturaza..Mas a tarefa é infinitivamente mais árdua,se não impossível, se é pouca ou ruim a educação.Pena que a Rio+ 20 quase se esqueceu dela.
 
    Claudio de Moura  Castro




         


Nenhum comentário:

Postar um comentário