sábado, 3 de novembro de 2012

O verbo "for"



     O vestibular de verdade era no meu tempo.Já estou chegando ou já cheguei,`a altura da vida que tudo de bom era no meu tempo; meu e dos outros coroas...
      O vestibular de  Direito que eu submetir, tinha só quatro matérias: português, latim, francês ou inglês e sociologia sendo que esta não constava nos currículos do curso secundário, e a gente tinha que se virar por fora.Nada de cruzinhas, múltima escolha ou matérias que não interessasem diretamente a carreira.Tudo escrito tão  ruibarbosianamente quanto possível, com citações decoradas preferivelmente.(...)
     Quis  o irônico destino uns anos mais tarde,que eu fosse professor e me designaram para a banca de português, com prova oral e tudo.Eu tinha fama de carasco,que até hoje considero injustíssima, e ficava muito incomodo com aqueles rapazes e moças pálidas e trêmulas diante de mim. Uma bela vez chegou  un sem o menor sinal de nervosismo,  muito elegante paletó e gravata e abotoaduras vistosas.
A prova oral era bestíssima.Mandava -se o candidato ler em voz alta umas dez linhas, (sim, porque alguns não sabiam ler) e depois se perguntava  o queria dizer uma palavra ou outra., o plural..Esse mal sabia ler,mas não perdia a pose.Não acertou responder nada. Então, eu, carasco fictício,peguei no texto uma frase em que a palavra "for"tanto podia ser do verbo "ser" quanto do verbo "ir".Portanto,pensei.se ele distinguir qual é o verbo,considero-o um gênio,dou quatro e ele passa, e seja o que Deus quiser.
      _Esse "for" aí, que verbo é esse?
       Ele considerou a frase longamente,como se  estivesse pedindo que resolvesse  quadratura do círculo,depois ajeitou as abotoaduras e me encarou sorridente.
      -Verbo for,
      -Verbo o que?
     -Verbo for.
     Conjuque aí o presente do indicativo desse verbo.
     Eu fonho, tu fões, ele foe-recitou ele , impávido- -nós fomos, vós fondes. eles fõem.
     Não, dessa vez ele não passou.Mas se perseverou, deve ter acabado passando e hoje  há de estar num posto qualquer do Ministério da Admistração ou na equipe econômoca, ou ainda aposentado  como  marajá, . ou as três coisas.Vestibular, no meu tempo, era muito mais divertido do que hoje e, nos dias que correm,devidamente diplomado, ele deve estar fondo para quebrar.Fões tu?Com quase toda a certeza, não.Eu tampouco fonho.Mas ele fõe.

      João  Ubaldo Ribeiro







Nenhum comentário:

Postar um comentário