quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Querendo que dê certo




   Eu quero  muito que deem certo os novos projetos. Que sejam projetos inteligentes e possíveis.Que tenham à frente gente competente, embora competência seja mercadoria rara por aqui.

    Querer que dê certo, a gente sempre quer:o novo amigo,o vetibular,o empreo, o casamento,o filho, a decisão  inescapável,o necessário, o fútil, a segurança,a aventura., os desejos bons e os menos nobres .A construção da vida.As pessoas queridas o amor ou até mesmo a separação.A sobrevivência depois da morte de alquem especial. Que dê certo também o que nem é pessoal mais nos atinge: o país,a democracia, a qualidade de vida, a dignidade de todos, a redução da desiguadade, o nível de ensino,  os horrores da saúde,pública ,com o excesso de faculdades pelo país, a insensatez da cotas que promovem a discriminação e o preconceito, e marcam como incompetentes os que beneficiam delas que às vezes nem têm outro jeito pois nivelamos por  baixo:facilitamos as coisas em lugar de dar aos que precisam melhores condições,, condições ótimas: isso seriao  sensato. Mas somos insensatos; então torcemos para que  apesar tudo, dê certo.
     Agora nos ofercem mais planos , projetos,pacotes, para que o país finalmente deslanche do seu marasmo, que pacotes anteriores não sacudiram direito. Que deem certo esses novos projetos.  Estradas, e ferrovias, pois o nosso transporte é mais um inqualificável fator do nosso inqualificável atraso.Portos e aeroportos. , segurança, andamos cada vez mais violentos e todas as noticias negativas,que são muitas saem  mundo afora preparando os espíritos para 2016.
       Há gente demais improvisando, viramos o país do puxadinho, do jeitinho, do palpite?Os  muitos competentes podem nem querer certos cargo e encargos, sobretudo se ligados ´`a polícia : aí tudo se complica, os jogos do poder, os postos dados por interesse, não pelo preparo e capacidade, tanta trama  que nem conhecemos direito.mas o que sabemos é o suficiente para ficar de cabelos em pé.
     Resta saber o que é  "dar certo". um plano com um bom projeto é um comecinho Predominarem boas intenções será um pouquinho certo Ficar em mãos experientes, competentes,  sem amadorismo,será bastante certo.Passar da  utopia para entrar na realidade, com seriedade, seria ou será dar certo supercerto. Se tudo sair medianinho, já vai ser um avanço.Chegar a termo será quase um milagre: a gente não vê muito disso por aqui. Não acredito cegamente, pelo que temos experimentado de grande palavras, grandes planos- e grande esquecimento.. Mas eu quero eu torso, eu apoio eu espero eu observo...e quando puder, eu posso dizer:"Finalmente está dando certo'

     Lya Luft








Nenhum comentário:

Postar um comentário