sexta-feira, 2 de novembro de 2012

A univrsidade culpa a escola pública e a sociedade.


         `

        Represente da universidade -sente tomado de indignação,e, ameaça os culpados pelo fracassos dos alunos nos vestibulares:a escola pública e a sociedade. Elâ a universidade, não teria qualquer culpa, ao contrário, se sente ofendida com a ignorância dos alunos e, indignaa,afirma que irá rejeita-los, como réus que merece condanaçõ.A parte que cabe a universidade é apenas esta: juiz supremo que pune os estudantes e puxa a orelha da escola pública e da sociedade.
     Que a universidade pública no Brasil vem fazendo o jogo da escola particular (que o texto exclui de qualquer culpa pelo mau desepenho dos candidatos nos vestibulares.) já é do conhecimento geral.As unidades do ensino médio não recebem, de parte da universidade, o necessário apoio e assistência, nem a  a nível de informações sobre vestibulares; mas tudo isso e muito mais a universidade pública fornece aos cursinhos e grandes  escolas particulares.. Aliás, o fluxo de comunicações entre as universidade públicas e os cursinhos é intenso.
      Mas o mais grave é inocentar  a universidade de qualquer culpa pela falta de preparo dos alunos
Basta perguntar; quem foram os professores os  que ministraram as aulas no ensino médio? É precisamente a universidade. Ela forma  pessimamente esses professores.O diploma de professor pode ser obtido em faculdades de fim de semana ou fim de mês , O que se pode esperar de um enseno superior assim?Só por milagre  os alunos se preparariam convenientemente.

        (Mário Máximo, Mara Orteja.....)


        Alega-se, que o vestibular,como forma de seleção dos candidatos  à escola superior, favorece aos alunos de melhor situação econonômica,que têm condições de cursar as mehlores escolas, e prejudica os menos favorecidos, que são obrigados a estudar em escolas de padrão inferior de ensino.
      Por outro lado, há quem  considere que o vestibular é apenas um processo de seleção que procura avaliar o conhecimanto dos candidatos num determinado momento, escolhendo aqueles que  se apresentam mais preparados para ingressar  na universidade. Culpa-lo por possíveis injustiças é o
mesmo que culpar o termômetro pela febre..   
(Fuvest-SP)



Nenhum comentário:

Postar um comentário